A Agência Nacional de
Energia Elétrica (ANEEL) concedeu na sexta-feira, 22/3, o Prêmio ANEEL de
Satisfação do Consumidor 2023 às distribuidoras de energia melhor avaliadas
pelos consumidores em pesquisa realizada junto aos consumidores em 2023. Os
troféus foram para 14 categorias, entre concessionárias e permissionárias. A
cerimônia de entrega do Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2023 ocorreu
no auditório da sede da Agência em Brasília. A Cermissões foi representada pelo
Vice-presidente Diomedes Rech, e pelos funcionários Nerisom Rohleder
(Engenheiro Eletricista), e Vanes Della Flora (Assessor de Comunicação).
Ao destacar a
importância do Prêmio, o diretor-geral da Agência, Sandoval Feitosa, disse que
“a informação, o diálogo e o empoderamento dos consumidores são pilares
inegociáveis da ANEEL”. Segundo ele, “ao longo dos anos, o Prêmio tem dado
repetidos sinais para a ANEEL, empresas e consumidores e para os formuladores
de políticas públicas. O consumidor mudou suas exigências, expectativas e
tolerância. Cabe ao regulador identificar os movimentos comportamentais e
tecnológicos. Precisamos compatibilizar as necessidades do consumidor e as
obrigações nos contratos”.
Os diretores da ANEEL
Fernando Mosna e Agnes da Costa participaram da cerimônia, ao lado do
secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil
Nogueira de Sá Junior, do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema
Elétrico (ONS). Luiz Carlos Ciocchi; do presidente do Conselho de Administração
da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Ramos; e do diretor
da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) Reinaldo Cruz.
Além dos dirigentes e
representantes das empresas premiadas, também compareceram dirigentes da
Associação Brasileira de Distribuidores de Energia (ABRADEE); Associação
Brasileira dos Produtores Independentes (APINE); Associação Brasileira de
Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (ABRATE); Fórum das Associações do
Setor Elétrico; Conselho Nacional de Consumidores de Energia Elétrica e Frente
Nacional dos Consumidores de Energia Elétrica.
No evento, o secretário
de Energia Elétrica do MME, Gentil Nogueira de Sá Junior, afirmou que “ a
qualidade é algo que deve ser almejado para se torne um serviço com
continuidade e segurança para que o consumidor perceba de fato um insumo na
vida de cada um”.
As empresas premiadas
tiveram as melhores colocações no Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor
(Iasc), apurado anualmente desde 2000. De agosto a novembro de 2023, foram
entrevistados 29.474 consumidores em 625 municípios pela empresa de pesquisa de
opinião pública Qualitest Inteligência em Pesquisa, sobre o
grau de satisfação com relação aos serviços prestados pelas
distribuidoras, qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança
na distribuidora.
Fonte: ANEEL.
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