CERMISSÕES
Carregando ...

DONATIVOS FORAM ENTREGUES EM CRUZEIRO DO SUL

Data: 16/05/2024

Cermissões doou 15 mil reais em materiais e a COTRACAARÓ realizou o transporte das doações

Uma grande campanha de arrecadação de donativos foi realizada em Caibaté e Mato Queimado, visando auxiliar pessoas atingidas pela maior enchente registrada no Rio Grande do Sul.

A Cermissões tomou a iniciativa, e serviu como ponto de coleta, onde muitas pessoas, entidades e empresas, doaram roupas, calçados, cobertores, gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, água mineral, ferramentas, alimentos para animais, dentre outros.

DOAÇÕES FORAM DESTINADAS AO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL

O município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, próximo a Lageado e Estrela, foi o escolhido pela direção da Cermissões e da Cotracaaró, por ser um dos mais atingidos pela cheia do Rio Taquari, que destruiu mais de 1.000 casas, deixando milhares de desabrigados e várias vítimas. Outra razão pela adoção de Cruzeiro do Sul, foi a viabilidade do transporte das doações até o município, uma vez que vários acessos até a região metropolitana de Porto Alegre, estão interditados.

TRANSPORTE  FOI REALIZADO PELA COTRACAARÓ

As 14 toneladas de donativos foram carregados por voluntários de Caibaté e Mato Queimado, em uma carreta sider, da empresa Bravo Brasil, de propriedade do Presidente da COTRACAARÓ, Jorge Emir de Mattos Leal, com a intenção de transportá-los até o destino, na segunda-feira, 13/5, porém a interrupção da BR – 386, em Pouso Novo, nas proximidades do Restaurante do Gringo, adiou a viagem, que ocorreu na quarta-feira, 15/5.

Jorge Emir, juntamente com o Assessor de Comunicação da Cermissões Vanes Della Flora, viajaram até Cruzeiro do Sul, representando comunidade Caibateense e Matoqueimadense, e todas as pessoas que de alguma forma ajudaram com doações, e na organização da coleta, carregamento e encaminhamentos dos donativos.

Durante as mais de 7h de viagem, registrou-se um rastro de destruição, concentrado a partir dos municípios de Pouso Novo, Marques de Souza, Lajeado, até Cruzeiro do Sul.

ENTREGA OCORREU NO DIA 15 DE MAIO

A descarga ocorreu na quarta-feira, 15/5, na Sociedade Esportiva e Recreativa São Rafael, localizada há 6 KM da cidade de Cruzeiro do Sul, onde voluntários e uma equipe do Corpo de Bombeiros, realiza a triagem e a separação das doações, facilitando e agilizando a entrega aos desabrigados.

CERMISSÕES REALIZOU A DOAÇÃO DE 15 MIL REAIS EM MATERIAIS

O Presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos, e o Presidente em Exercício Diomedes Rech, definiram que a Cooperativa além de auxiliar na arrecadação dos donativos, realizaria uma doação aos necessitados.

Em contado com o Assessor Jurídico da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, e responsável pela organização do recebimento das doações, Samuel Augusto Beuren, o mesmo indicou a necessidade de ferramentas para efetuar a limpeza das casas que foram atingidas e resistiram a força da água.

A partir desta solicitação, a Cermissões adquiriu no comércio local, cerca de 15 mil reais em carrinhos de mão, pás, enxadas, mangueiras, rastéis, vassouras, rodos, luvas, botas, etc., também para aproveitar o espaço ainda disponível no caminhão.

VISITAÇÃO AS CASAS DESTRUÍDAS

Enquanto era realizada a descarga dos donativos, Jorge e Vanes, foram levados pelo empresário de Cruzeiro do Sul Júlio César Scheeren, para verem a destruição ocorrida na cidade.

As imagens são de um verdadeiro cenário de guerra, pois a força da água destruiu por vários quilômetros, praticamente todas as residências e comércios as margens do Rio Taquari, além de alagar pontos nunca atingidos pelas enchentes.

Com o retorno da água ao leito do rio, o que restou foram destroços, lama, e em muitos casos, o trabalho de uma vida inteira destruído.

Outro fator que chamou muito a atenção, é que toda a mata que existia às margens do rio que separa os municípios de Cruzeiro do Sul e Estrela, foi arrancada com a enxurrada, deixando a impressão de um deserto. 

SEM LUZ E SEM ÁGUA

Os sobreviventes da cheia, à medida do possível estão retornando para o que sobrou das casas, realizando primeiramente a limpeza dos acessos, e conferindo o que pode ser aproveitado da estrutura ainda existente.

A principal dificuldade dos desabrigados e dos voluntários, é que as áreas mais atingidas, ainda permanecem sem energia elétrica e sem água.

A Corsan, está abastecendo os reservatórios com caminhões pipa, e perfurando poços artesianos nos bairros, para agilizar o reabastecimento de água, necessária para o consumo humano e para a limpeza.

Uma equipe da RGE, também estava trabalhando na manutenção das redes elétricas.

COMUNIDADE CRUZEIRENSE AGRADECEU AS DOAÇÕES

A servidora pública e voluntária Raquel Ulsenheimer e o empresário Júlio Cesar Scheeren, agradeceram em nome de toda comunidade de Cruzeiro do Sul, as doações recebidas de Caibaté e Mato Queimado, que ajudam neste momento tão difícil, pois, esse é o primeiro passo para a reconstrução da cidade.

A Cermissões e a COTRACAARÓ, agradecem novamente a todos que de alguma forma colaboraram com as doações destinadas ao município de Cruzeiro do Sul, pois somente através da solidariedade, e muita união, nossos irmãos gaúchos conseguirão suportar esta catástrofe.

Todos pelo Rio Grande.

Cermissões, a Luz das Missões! 

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 24/07/2024  
DIREÇÃO DA CERMISSÕES É CONVIDADA PARA 18ª FESTA DO PORCO NO ROLETE
Saiba mais

Data: 24/07/2024  
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 PELA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 23/07/2024  
CERMISSÕES AUXÍLIA EM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA EM CAIBATÉ
Saiba mais