CERMISSÕES
Carregando ...

OPERADOR DERRUBA POSTE DE LUZ APÓS ENROSCAR EM RABICHO

Data: 23/05/2024

Associado foi socorrido pela equipe da Cermissões

 

A equipe de plantão do Posto de Atendimento da Cermissões de Santo Antônio das Missões, registrou na quarta-feira, 22/5, um acidente envolvendo um trator e a rede elétrica da Cooperativa.

 

O fato aconteceu com um associado do Rincão São Pedro, interior de Santo Antônio das Missões.

 

Conforme relato dos funcionários, Ariosto Alencastro Ajala e Tales Santos de Moura, que atenderam a ocorrência, o associado estava operando o trator com uma roçadeira, quando enroscou no rabicho e derrubou o poste de luz. O poste não atingiu o trator, porém o rabicho acabou prendendo operador contra o banco do trator. Felizmente sua mãe, pediu socorro a uma pessoa que passava pelo local, que ligou para o Posto de Atendimento da Cermissões, que imediatamente acionou os plantonistas, que socorreram o mesmo.

 

Apesar do grande susto, felizmente houve somente danos materiais, no trator e na rede elétrica.

 

CERMISSÕES TEM EVITADO USAR RABIXOS NAS REDES ELÉTRICAS

 

Muito já se evoluiu na construção das redes de distribuição de energia elétrica. Em seus mais de 6.300 KM de redes, a Cermissões, principalmente em suas redes mais antigas, ainda possuiu muitos estai (popular rabicho), utilizados para estaiamento de postes de redes de energia elétrica, antenas, torres de telecomunicações e outros tipos de estruturas estaiadas.

 

Apesar da sua eficácia, os rabichos acabam sendo um estorvo nas lavouras, principalmente para os operadores de tratores e colheitadeiras.

 

Conforme o Engenheiro Eletricista, responsável pelo setor de projetos da Cermissões Nerisom Rohleder, a Cooperativa tem evitado a utilização de rabichos, por diversas razões, e sempre que possível, utiliza-se um poste de maior capacidade para suportar a força da rede, mesmo que ocorra um aumento no custo do projeto.

  

ORIENTAÇÕES DA CERMISSÕES EM CASO DE ACIDENTES

 

A Cermissões reitera as orientações aos associados e clientes, sobre os principais cuidados necessários ao trabalhar próximo dos sistemas de distribuição de energia elétrica:

 

1º - Planeje os trabalhos e observe se a altura e a largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica.

 

2º- Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.

 

3º - Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão).


4º- Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica.

 

5º - Caso o veículo encoste na rede elétrica, o operador jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a Cermissões, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.

 

6º - Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica.

 

7º - Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda.

 

8º- Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos.

 

9. Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a Cermissões.

 

10. Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição.

 

Qualquer dúvida, contate com a Cermissões pelo 0800.541.1122, ou pelo WhatsApp 55.3355.3000.

 

Cermissões, a Luz das Missões!

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 24/07/2024  
DIREÇÃO DA CERMISSÕES É CONVIDADA PARA 18ª FESTA DO PORCO NO ROLETE
Saiba mais

Data: 24/07/2024  
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 PELA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 23/07/2024  
CERMISSÕES AUXÍLIA EM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA EM CAIBATÉ
Saiba mais