CERMISSÕES
Carregando ...

CONSELHEIROS REUNIRAM-SE NA CERMISSÕES

Data: 26/06/2024

Ocorreu nesta quarta-feira, 26/6/2024, mais uma reunião ordinária do Conselho de Administração da Cermissões. Presidida por Diamantino Marques dos Santos, a reunião contou com a presença do vice-presidente Diomedes Rech, do secretário Donato Schneider, e dos conselheiros, Carlos Roberto Pettenon, Alberto da Veiga Ferreira, Aldair Lotermann, João Abreu Schlotefeldt, Telmo Luiz Nyari, Luiz Carlos Pereira Aquino e Hilário Stangherlin.


Os principais temas discutidos e decisões tomadas foram:


1 - Aprovação da Ata da Última Reunião: A ata da última reunião foi lida pela secretária Tânia Dahmer, e aprovada por todos os presentes.


2- Novos associados: O conselho aprovou a admissão de 20 novos sócios e a demissão de 2 sócios no mês de maio de 2024, mantendo o quadro de associados em 32.227. 


3 – Nova tarifa de energia: O Coordenador do Setor Comercial, Anderson Sá, apresentou aos Conselheiros, os estudos realizados pela CONSULTAR (Consultoria e Serviços de Engenharia SS), relacionados ao Procedimento de Regulação Tarifária. O valor a ser apresentado para ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a parcela “B” foi de R$ 77.197.786,26. A parcela “B”, corresponde aos custos de manutenção e operação dos sistemas de distribuição e geração de energia, administração e investimentos da Cermissões.


Anderson também relatou a complexidade do cálculo elaborado para composição da revisão tarifária. Alguns fatores que mais impactam na tarifa paga pelo quilowatt-hora – consumido, são os subsídios concedidos aos irrigantes, a classe baixa renda, e aos sistemas fotovoltaicos. Atualmente mais de 50% da energia distribuída pela Cooperativa, é para a classe irrigante. Em 2023, houve uma redução média de 23,47% na tarifa, motivada pelo aumento do consumo de energia no ciclo 2022/2023, quando enfrentamos uma prolongada estiagem. Já no ciclo 2023/2024, em razão do período chuvoso e uma grande redução no consumo de energia, especialmente pelos irrigantes, a projeção é de aumento na tarifa, a partir de julho. Importante frisar, que a tarifa aplicada aos associados, é defina pela ANEEL, e a oscilação de um ano para outro, ocorre devido à diversidade de consumidores nos 26 municípios de atuação. Após a apresentação, o relatório para composição da tarifa, que será enviado para a ANEEL, foi aprovado por unanimidade pelos Conselheiros.


4 - Afastamento de Membro do Conselho: Foi comunicado que João Alberto Ourique do Nascimento, membro efetivo do conselho, solicitou afastamento por um período mínimo de quatro meses para participar das eleições municipais. Conforme os estatutos da Cermissões, suplentes serão convocados de maneira alternada para ocupar a vaga temporária.   


MANIFESTAÇÃO DO PRESIDENTE DIAMANTINO


Em sua manifestação, o Presidente Diamantino destacou a necessidade da continuidade dos investimentos nas redes de distribuição de energia elétrica, pois alguns trechos têm mais de 60 anos e precisam de melhorias, e nas Subestações, para garantir a qualidade da energia fornecida.


Também apresentou um relatório dos investimentos feitos na aquisição de mais um caminhão prancha com muck, e dos trabalhos de auxílio a Coopatrigo e demais entidades atingidas pelo temporal na cidade de São Luiz Gonzaga. Conforme Diamantino, a modernização dos equipamentos faz-se necessária, para agilizar o trabalho das equipes de construção e manutenção de redes, que tem o trabalho dificultado em períodos chuvosos.


PALAVRA DO VICE-PRESIDENTE E DO SECRETÁRIO


O Vice-presidente Diomedes Rech, relatou o trabalho de acompanhamento das equipes da Cermissões atuando em apoio a Coopatrigo e a Escola Cruzeiro do Sul em São Luiz Gonzaga, nas ampliações das redes, e na ampliação da Subestação Santo Antônio em São Luiz Gonzaga.


O Secretário Donato Schneider, parabenizou Anderson Sá pelas demonstrações que comporão a tarifa de energia, e o presidente Diamantino pela aquisição de mais um caminhão, e demais investimentos necessários para continuidade dos trabalhos da Cooperativa que está crescendo.


MANIFESTAÇÕES DOS CONSELHEIROS


ALBERTO DA VEIGA FERREIRA: Elogiou a entrevista esclarecedora concedida pelo Presidente Diamantino ao Informativo Cermissões, e repercutida nas emissoras de rádio da região, onde se relataram os investimentos e trabalhos realizados pela direção da Cooperativa, demonstrando o máximo de transparência nas ações.


JOÃO DE ABREU SCHLOTEFELDT: Frisou que a iniciativa de apoio a Coopatrigo, evidenciou o treinamento que a Cermissões oferece aos seus funcionários, os quais realizam um trabalho com segurança e agilidade.


TELMO LUIZ NYARI: Destacou o importante apoio da Cermissões à Coopatrigo, e a importância dos investimentos em novos equipamentos, que aumentam o patrimônio da Cooperativa.


LUIZ CARLOS PEREIRA AQUINO: Disse estar tudo tranquilo quanto ao trabalho da Cermissões no município do Rolador, e salientou a importância dos investimentos da Cooperativa para continuidade dos trabalhos.


CARLOS ROBERTO PETTENON: Parabenizou o trabalho da direção da Cooperativa, e o investimento que será feito para duplicar a rede desde a Subestação da RGE em Santo Ângelo, até a Esquina Missões, em Entre-Ijuís. 


ALDAIR LOTERMANN: Relatou que algumas partes do município de Santo Antônio das Missões foram atingidas por um temporal na última semana, mas sem afetar as redes da Cermissões. Também frisou que a visão de negócios do Presidente Diamantino é fundamental para o crescimento da Cooperativa, e que foi de extrema importância o apoio disponibilizado a Coopatrigo e a Escola Cruzeiro, danificadas pelo temporal.


HILÁRIO STANGHERLIN: Evidenciou o algo grau de contentamento dos associados da região de Porto Xavier, com o início da rede que interligará aquele município com Roque Gonzales. Parabenizou o trabalho das equipes de funcionários de todos os setores da Cermissões, que demonstram preocupação em bem atender os associados.


CONSELHO FISCAL


Simultaneamente à reunião do Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, composto por Germano Kochhann, Sandra Schneider, Silmar Shmidt e Cláudio Roberto Amaral Nenê, analisou os demonstrativos financeiros de maio de 2024.


Cermissões, a Luz das Missões!

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 24/07/2024  
DIREÇÃO DA CERMISSÕES É CONVIDADA PARA 18ª FESTA DO PORCO NO ROLETE
Saiba mais

Data: 24/07/2024  
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2024 PELA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 23/07/2024  
CERMISSÕES AUXÍLIA EM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO EM RESIDÊNCIA EM CAIBATÉ
Saiba mais