CERMISSÕES
Carregando ...

USINA SOLARES - CERMISSÕES ESCLARECE ASSOCIADOS SOBRE COMPRA E VENDA DE ENERGIA

Data: 27/06/2024

Nos últimos meses, a Cermissões através das equipes técnicas e conselheiros, tem recebido um aumento significativo de consultas por parte de seus associados interessados na venda de energia elétrica gerada por sistemas fotovoltaicos (usinas de placas solares).

Atualmente, cerca de 12% da energia distribuída aos mais de 32 mil associados da Cermissões provém de suas próprias centrais geradoras hidroelétricas, situadas no Rio Ijuízinho (Entre-Ijuís) e no Rio Comandaí (Santo Ângelo), enquanto o restante é adquirido por meio de leilões no mercado livre de energia regulados pela ANEEL.

LEILÕES REGULADOS PELA ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável pela entrega e geração de energia elétrica de todo o Brasil. Para isso, são realizados leilões para compra de energia elétrica, realizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em delegação com a ANEEL. Os leilões são feitos em diferentes categorias: Vendas, Fontes Alternativas, Excedentes, Estruturante, Energia de Reserva, Compra, Ajuste e outros.

Em novembro de 2023, 19 empresas habilitaram-se para ofertar lances em leilão realizado pela Cermissões, para compra complementar de energia, visando atender as demandas contratadas pelos associados. A empresa vencedora, está fornecendo energia ao valor de R$ 69,50 o MWh.

Muitas pessoas estão realizando investimentos em usinas solares, e em alguns casos estão sendo informadas que a energia gerada, poderá ser vendida para Cermissões. Cabe frisar, que até o momento, não existem mecanismos regrados pela ANEEL, que permitam essa venda direta à Cooperativa. Para viabilizar a venda, será necessário a habilitação de uma empresa, com as devidas garantias de fornecimento, e participação em leilão público, onde prevalecerá o menor preço.

FORMAS DE GERAR ENERGIA SOLAR E VENDER

As formas de gerar energia solar e vender são: participando de leilões para compra de energia elétrica da Aneel ou tornando-se produtor de energia solar com produção entre 500 kW e 3 MW e associando-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para vender aos consumidores do mercado livre. Caso você não se enquadre às normas da CCEE, não é possível vender a energia solar gerada.  

FORNECEDORAS DE ENERGIA DA CERMISSÕES DEVEM GARANTIR ABASTECIMENTO

A compra de energia pela Cermissões, é baseada no consumo de seus associados e clientes, que se utilizam da energia para os mais diversos fins (comerciais, empresariais, industriais, agrícolas, residências, etc.), e estes tem garantias de abastecimento, 24h por dia, nos 365 dias do ano. Assim como nossos associados e clientes, a Cermissões também necessita resguardar-se contratualmente com seus fornecedores, que dispõe de várias fontes geradoras de energia (hidrelétrica, eólica, solar, térmica, biomassa, etc.), para garantir o abastecimento dia e noite. 

Um dos motivos que acaba dificultando a compra de energia exclusivamente das usinas solares, é que esse sistema depende de condições climáticas favoráveis para geração, e não geram à noite e sem a presença de sol.

Atualmente são 18 usinas solares instaladas na área de abrangência da Cermissões, ligadas nas redes da Cooperativa, que recebe para transportar essa energia, para empresas habilitadas que distribuem a energia de forma de créditos através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica – SCEE. A compensação é realizada para consumidores dentro do próprio estado do RS, sendo que a grande maioria das empresas que fazem a gerência destas compensações, são registradas em Santa Catarina e no Paraná. 

Antes de fazer um investimento em usinas solares, ou qualquer informação adicional que os associados necessitarem a respeito da compra/venda de energia gerada por usinas solares, contatem o setor comercial da Cermissões, através do telefone/WhatsApp 55.3355.3000, ou pelo 0800.541.1122.

Cermissões, a Luz das Missões! 

Vanes Davi Della Flora
Assessor de Comunicação

Data: 19/07/2024  
PRESIDENTE DIAMANTINO RECEBE PAIS DO FUNCIONÁRIO ANDERSON S
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E REMOVERÁ CABOS IRREGULARES DOS POSTES DE LUZ
Saiba mais

Data: 17/07/2024  
CERMISSÕES REALIZA PODAS EM CAIBATÉ
Saiba mais