CERMISSÕES
Carregando ...

CERMISSÕES CONTINUA FISCALIZAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE REDES E ORIENTA ASSOCIADOS

Data: 15/09/2022

O grande número de instalação de novos sistemas de irrigação, armazéns, áreas industriais, leitarias, criação de suínos e confinamentos, na área atendida pela Cermissões, automaticamente aumentou o trabalho das equipes de construção e ampliações de redes, das equipes técnicas e de projetos.

A Cermissões conta com três equipes completas para execução dos projetos, uma equipe para pequenas obras e serviços emergenciais, duas equipes linha viva que dão suporte para realização dos trabalhos com a rede energizada, e duas equipes de podas. Soma-se ao trabalho das equipes da Cermissões, a prestação de serviço pela empreiteira terceirizada.

Todos os projetos solicitando novos pontos de medição, primeiramente são analisados pela equipe coordenada pelo Engenheiro Eletricista Nerisom Rohleder, onde é feita a conferência documental e a verificação da disponibilidade de carga. Passada esta etapa, os locadores realizam o levantamento a campo, para que os projetistas possam desenvolver a melhor alternativa técnica e financeira para a Cermissões, e para o associado.

A Cermissões através do presidente Diamantino Marques dos Santos, sempre trabalhou primando pela qualidade dos produtos e serviços empregados na construção das redes de distribuição de energia, sendo responsável pelo fornecimento no ponto de medição, que deve ser de fácil acesso, agilizando possíveis manutenções, e o acompanhamento do consumo (leitura). 

Mesmo não sendo de responsabilidade da Cermissões, a equipe técnica está monitorando constantemente a construção de redes nas propriedades particulares dos associados, principalmente com o objetivo de orienta-los sobre o material utilizado, desde postes, cabos, transformadores e aterramentos.

A utilização de material de menor qualidade, acaba interferindo diretamente no funcionamento dos equipamentos ligados na rede, podendo gerar grandes prejuízos aos associados, que muitas vezes são leigos neste assunto. A queima ou má funcionamento de equipamentos de irrigação, transformadores, sistemas de medição, motores elétricos e demais componentes do circuito, também podem ocasionar enormes prejuízos na rentabilidade/produtividade da cultura irrigada. 

A Cermissões já registrou situações em que não foi possível realizar a energização do ponto de medição, em decorrência de inconsistências na execução do projeto, que poderiam gerar problemas no sistema elétrico. Este tipo de incidência, acaba causando muitos transtornos aos nossos associados, que necessitam da energia, e são induzidos de que o problema é da Cermissões, quando na realidade algumas empresas acabam agindo de má fé, e eximindo-se de suas responsabilidades. 

É muito importante que os associados fiquem atentos, e façam o acompanhamento da construção das redes internas/particulares, verificando se realmente o projeto está sendo executado de acordo com a aprovação junto a Cermissões, e se os materiais utilizados são aqueles constantes no projeto. 

O Engenheiro Nerisom, em recente vistoria em redes no interior de São Miguel das Missões e São Luiz Gonzaga, constatou irregularidades que impossibilitaram a energização do ponto de medição. Ciente da situação, determinou a equipe responsável pela ligação, que realizasse a testagem dos equipamentos e notificasse o proprietário para que realizasse as adequações necessárias.

Os fatos mais recorrentes, são a utilização de material de baixa qualidade, e a não utilização de todos os componentes de segurança. Um dos casos que chamou a atenção, foi que o cabo de cobre que deveria servir para aterramento de um transformador, foi inserido em um buraco do poste de concreto, sem nenhuma interligação direta com o solo. O Engenheiro Eletricista Nerisom, orientou o associado que se o transformador for atingido por uma descarga elétrica, ou houver uma oscilação de tensão, possivelmente ira queimar, pois não tem aterramento adequado, podendo causar um grande prejuízo ao mesmo, e consequentemente a Cermissões por ter o fornecimento de energia interrompido.

O presidente da Cermissões Diamantino Marques dos Santos, ressalta que em seus 35 anos frente a Cooperativa, o número de projetos em execução é um dos maiores da história, e o planejamento dos investimentos em máquinas e equipamentos modernos, agregado ao treinamento dos funcionários, tem sido fundamental para atender as necessidades dos associados. 

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 26/04/2024  
SITRACOOPER ENTREGA BRINDES AOS FUNCIONÁRIOS DA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 26/04/2024  
CERMISSÕES ACOMPANHOU LANÇAMENTO DA TITANO
Saiba mais

Data: 25/04/2024  
SÃO NICOLAU REALIZARÁ XIV CAFÉ DE CAMBONA
Saiba mais