CERMISSÕES
Carregando ...

COLHEITADEIRA BATE EM POSTE DE LUZ E CAUSA INCÊNDIO EM LAVOURA DE MILHO.

Data: 16/05/2022

Pela importância do setor agrícola, a CERMISSÕES compartilha orientações e alertas para que os trabalhos nas lavouras sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.

Neste período da safra do milho e plantio de soja, a CERMISSÕES tem registrado o aumento do número de acidentes e colisões de máquinas agrícolas nas redes de energia elétrica. Além dos prejuízos no fornecimento de energia aos associados, os acidentes colocam em risco a vida de pessoas e animais.

Na manhã desta segunda-feira (03), a CERMISSÕES recebeu um comunicado de falta de energia elétrica na localidade da Esquina Campestre, à cerca de 4 KM da cidade de São Miguel das Missões. A equipe de plantão do município Miguelino, deslocou-se até o local, onde verificou que o operador de uma colheitadeira de milho, acabou batendo em um poste de energia elétrica, ocasionando sua queda. A emissão de faíscas dos fios, incendiou a lavoura de milho.

O fogo queimou cerca de um hectare, sendo que na maior parte da área queimada, o milho já tinha sido colhido. O prejuízo só não foi maior, porque o proprietário da lavoura evitou que o fogo se alastrasse, globeando a terra logo adiante do local onde estava ocorrendo o incêndio.

Conforme informações dos funcionários da CERMISSÕES que atenderam a ocorrência, o operador da colheitadeira não sofreu ferimentos em função do acidente, porém estava muito abalado e necesitou de atendimento médico.

A CERMISSÕES necessitou deslocar uma equipe de Caibaté para realizar a troca do poste quebrado, e reestabelecer o fornecimento de energia para 5 associados daquela localidade, que ficaram sem luz das 11h e 04min às 14h e 40min.

Felizmente houve somente prejuízos no acidente ocorrido nesta segunda-feira em São Miguel das Missões. Orientamos constantemente em nossas plataformas digitais e nos informativos, quanto aos cuidados necessários ao utilizar máquinas e equipamentos próximos dos postes, cabos e redes de energia elétrica.

Para alívio da população missioneira, a chuva está retornando gradativamente para nossa região, porém os riscos de acidentes como o ocorrido hoje causarem grandes prejuízos e vítimas, em função de incêndios, é muito grande em função da estiagem.

A agricultura é uma característica marcante na nossa região, que possui tradição em diversas safras e cultivos, além de ser um importante indutor da economia no estado. Por isso, CERMISSÕES reforça o alerta para produtores rurais, operadores de equipamentos e fazendeiros sobre os riscos de manuseio de máquinas agrícolas próximas à rede de distribuição, que muitas vezes atravessam as propriedades para levar a energia para outros clientes.

Pela importância desta atividade econômica, a CERMISSÕES compartilha orientações e alertas para que os trabalhos nas lavouras sejam realizados com segurança, evitando acidentes com a rede elétrica.

Com a evolução dos sistemas de plantio e colheita, as máquinas estão cada vez maiores, e por vezes acabam a rede e os equipamentos que a sustentam. Por isso, é muito importante planejar todo o trabalho antes, e fazer o reconhecimento do local, determinando e orientando os operadores das máquinas a manterem uma distância segura da rede elétrica.

Principais orientações da CERMISSÕES, aos associados e clientes da Cooperativa:

1º - Planeje os trabalhos e observe se a altura e a largura da máquina ou equipamento manterão distância segura da rede elétrica.

2º- Caso os fios da rede estejam próximos, não se aproxime ou toque neles.

3º - Ao manusear as máquinas agrícolas, desvie dos estais (cabos de aço que prendem os postes ao chão);

4º- Ao manobrar veículos ou equipamentos, carga e descarga de caminhões, mantenha a distância mínima de cinco metros de qualquer tipo de estrutura elétrica;

5º - Caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o operador jamais deve tentar sair do maquinário. Neste caso, deve-se chamar imediatamente a CERMISSÕES, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor;

6º - Nunca estacione máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;

7º - Cuidado para não tocar na rede elétrica quando subir em uma árvore para colher frutas ou para realizar uma poda;

8º- Tenha cuidado com os equipamentos de irrigação. Não deixe o jato de água dos irrigadores atingir os fios elétricos;

9. Nunca se aproximar ou tocar em cabos elétricos caídos no chão. Se encontrar um fio elétrico caído, o mais adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a CERMISSÕES.

10. Não faça queimadas perto das linhas de transmissão ou de distribuição. Na estiagem, a pouca umidade, a vegetação baixa e os ventos fortes são fatores que podem provocar incêndios. Por isso, até mesmo uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também pode colocar em risco o fornecimento de energia, atingindo os cabos elétricos, desligando a rede e provocando prejuízos para os todos, além de danos ao meio ambiente e à segurança da população.

Qualquer dúvida, contate com a CERMISSÕES pelo 0800-541-1122.



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 25/04/2024  
SÃO NICOLAU REALIZARÁ XIV CAFÉ DE CAMBONA
Saiba mais

Data: 25/04/2024  
SEMINÁRIO ESTÁ OCORRENDO NA AFUCER
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais