CERMISSÕES
Carregando ...

SÃO LUIZ GONZAGA É O MUNICÍPIO COM O MAIOR NÚMERO DE PIVÔS ABASTECIDOS COM ENERGIA ELÉTRICA PELA CERMISSÕES

Data: 14/09/2022

27 Unidades Consumidoras para irrigação foram ligadas pelas Cermissões neste ano.

A Região das Missões em 2021 e 2022 enfrentou a pior estiagem dos últimos anos, a qual causou grandes prejuízos a maioria dos agricultores. Somente aqueles possuidores de sistemas de irrigação, conseguiram salvar suas plantações de soja e milho, e assim ter rentabilidade em suas lavouras.

Ainda como reflexo da estiagem, muitos agricultores que não possuíam pivôs, estão aderindo a essa tecnologia, e os que já possuíam estão aumentando suas áreas irrigadas.

A Cermissões tem recebido diariamente projetos de associados para instalação de pivôs. Para atender essa crescente demanda, e viabilizar a liberação de mais carga elétrica para este setor, são necessários altos investimentos na construção de novas redes, na melhoria e reforço das redes já existentes, e também nas subestações.  O aumento de projetos de irrigação com motores elétricos, decorre do custo benefício, pois segundo relato de alguns associados, o custo com energia elétrica varia de 30 a 50%, se comparado com o custo de motores a diesel.

O mais recente investimento com recursos próprios da Cermissões, na casa dos 7 milhões de reais, foi na troca dos transformadores da Subestação Santo Antônio de São Luiz Gonzaga, dobrando sua capacidade de fornecimento de energia de 25 para 50 MVA, e na duplicação da rede na saída daquela Subestação.

O setor comercial da Cermissões, através do responsável Anderson Sá, realizou um novo levantamento referente ao número de unidades consumidoras de energia elétrica para irrigação, o qual apontou o município de São Luiz Gonzaga, como o detentor do maior número de pivôs abastecidos com energia elétrica da Cermissões, 77. Em segundo na escala, está o município de São Miguel das Missões com 57, e em terceiro Entre-Ijuís com 35.

Salienta-se que praticamente em todos os pontos de mediação (UC-Unidade Consumidoras), existem mais de um pivô ligado, e em algumas propriedades mais de 20 pivôs ligados na mesma medição. Neste ano de 2022, já foram energizadas 27 unidades consumidoras para esta finalidade (irrigação).

Durante visitação das equipes técnicas da Cermissões a propriedades irrigadas, verificou-se que neste ano os pivôs foram utilizados já no mês de agosto, antes mesmo do plantio do milho, e também logo após o plantio visando a germinação uniforme da cultura.

O consumo de energia pelos irrigantes é bastante variável, dependendo muito das questões climáticas e das culturas implantadas. As lavouras de milho necessitam de um volume maior de água do que as de soja.

Uma das preocupações do presidente Diamantino Marques dos Santos, é no sentido de que a Cooperativa tem feito os investimentos necessários para garantir o fornecimento de energia durante os altos picos de consumo, principalmente no momento de acionamento dos motores, porém já foram constatadas situações em que os reservatórios/barragens de água não foram suficientes para irrigar toda área projetada, frustrando a expectativa de produção. “Os projetos de irrigação são muito importantes para a produção das culturas de verão, mas é preciso ter água em quantidade suficiente”, destaca o presidente Diamantino.

Veja na imagem o levantamento completo das unidades consumidoras de irrigação por município atendido pela Cermissões:

Cermissões, a Luz das Missões. Tetracampeã do Prêmio IASC!

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 25/04/2024  
SÃO NICOLAU REALIZARÁ XIV CAFÉ DE CAMBONA
Saiba mais

Data: 25/04/2024  
SEMINÁRIO ESTÁ OCORRENDO NA AFUCER
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais