CERMISSÕES
Carregando ...

PRESIDENTE DIAMANTINO SOLICITA REAVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO COOPERATIVISTA DAS COOPERATIVAS DE INFRAESTRUTURA

Data: 18/01/2023

Preocupado com os reflexos da estiagem que novamente assola nosso Estado, e que já está afetando financeiramente as Cooperativas, o presidente da Cermissões Sr. Diamantino Marques dos Santos, tomou a iniciativa, e após contato com vários presidentes de Cooperativas da nossa região, associadas a FECOERGS, solicitou, e a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, enviou ofício com teor de urgência, ao presidente da OCERGS/SESCOOP Darci Pedro Hatmann, pedindo a reavaliação da contribuição cooperativista de 2023 das Cooperativas de Infraestrutura.

A solicitação diante das demandas das Cooperativas, foi acompanhada das seguintes justificativas:

- 70% dos associados das cooperativas de infraestrutura, consumidores de energia elétrica, são pequenos agricultores e que sobrevivem da agricultura familiar.

- A seca que assola, principalmente o Rio Grande do Sul, não atingiu os demais estados brasileiros, está provocando um impacto, negativo, econômico e financeiro, principalmente aos pequenos produtores.

- Os produtores rurais, tem como insumo básico na produção a energia elétrica, que se não é o mais importante é um deles, pois auxilia no aumento da produtividade e mantém os pequenos agricultores, no meio rural, produzindo e gerando emprego e renda.

- O Governo Federal, por Decreto, em 2018, determinou a retirado dos descontos das tarifas dos consumidores rurais, em 5 anos e que deverão ser zerados, os descontos, em 2023, provocando um aumento tarifário muito acima da inflação para os produtores rurais.

- Com a seca no RGS, as nossas cooperativas já estão sentindo a dificuldade destes associados manterem em dia suas contas de energia, elevando a inadimplência.

- Outro fator decisivo é a escassez de água, necessária para a produção de hortaliças (verduras e legumes), frutas, piscicultura, produção de leite, frango, fumo, suínos, pequenas lavouras e pastagens.

- Contribuindo ainda com as dificuldades existe uma redução do alojamento de frangos e suínos e uma diminuição da produção de leite, o que resulta em menor receita.

- Além disto, a ampliação da instalação de painéis solares nas residências e propriedades rurais, está, também, diminuindo a receita das nossas cooperativas, pois não recebem dos produtores.

- O cálculo da contribuição cooperativistas se dá em cima do somatório do Capital Integralizado, mais Fundos e Reservas das cooperativas, porém, o patrimônio são redes e subestações que não podem ser revertidos em recursos financeiros, como seriam os prédios e armazéns.

O ofício encaminhado a OCERGS/SESCOOP, foi assinado pelo presidente da FECOERGS Erineo José Hennemann.



Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 25/04/2024  
SÃO NICOLAU REALIZARÁ XIV CAFÉ DE CAMBONA
Saiba mais

Data: 25/04/2024  
SEMINÁRIO ESTÁ OCORRENDO NA AFUCER
Saiba mais

Data: 24/04/2024  
GOVERNADOR EDUARDO LEITE CONFIRMA PRESENÇA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DO BALONISMO EM SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Saiba mais