CERMISSÕES
Carregando ...

APÓS TERMPORAL, CERMISSÕES CONCENTRA TRABALHOS EM SÃO PAULO DAS MISSÕES

Data: 16/11/2023

O temporal de quarta-feira, 15/11, à noite, que atingiu diversos municípios da nossa região, causou vários defeitos e interrupções no fornecimento de energia em toda área de atuação da Cermissões.

O município mais afetado foi São Paulo das Missões. Já na madrugada desta quinta-feira,16/11, equipes de plantão iniciaram os trabalhos para reestabelecer o fornecimento de energia aos associados. Os principais problemas decorreram de cabos condutores arrebentados por galhos de árvores jogados na rede pelo vento, e o desarme de chaves religadoras pela grande incidência de raios.

Ao todo foram registrados 278 chamados na Central de Operações e Distribuição – COD, informado defeitos nas redes, e houve a queima de um transformador na Linha Caraguatá, interior de Salvador das Missões.

Conforme o coordenador do COD Junior de Oliveira Schlotefeldt, a Cermissões mobilizou 6 equipes de trabalho, para agilizar o retorno da energia aos associados de São Paulo das Missões, e a previsão é que o serviço seja concluído até o final da tarde de hoje.

CERMISSÕES ORIENTA

Para evitar acidentes com energia elétrica em dias de chuvas e temporais, a equipe técnica da Cermissões reuniu algumas informações/orientações extremamente importantes aos associados.

Conforme os engenheiros eletricistas da Cooperativa Nerisom Rohleder e Eluir Inácio Hoffmann, alguns dos cuidados mais importantes vem desde um projeto elétrico bem elaborado e corretamente executado por profissionais da área elétrica, preocupando-se em seguir todas as normas técnicas para dimensionamento de componentes e práticas corretas nas instalações elétricas.

Possuir um sistema de aterramento elétrico bem executado no imóvel é imprescindível para garantir segurança da instalação e das pessoas que ocupam o local, visto que equipamentos elétricos que apresentem fugas de correntes para a carcaça não oferecerá perigo às pessoas se estiverem devidamente conectados a um bom sistema de aterramento. Outro dispositivo importantíssimo nas instalações elétricas residenciais é o DR (Dispositivo Diferencial Residual) que protege pessoas contra choques elétricos em tomadas e equipamentos. ” Optar por produtos normatizados (cabos, fios, componentes elétricos), para ter uma instalação elétrica confiável, e fazer uma revisão elétrica periódica no cabeamento das instalações sempre que forem instalados novos equipamentos elétricos de potência considerável (ar condicionado, chuveiro, aquecedor, etc.), são ações cruciais que aumentam significativamente a segurança da instalação e de seus ocupantes, explicam Nerisom e Eluir.

Não instale tomadas em paredes úmidas, não improvise instalações ligando vários equipamentos em “T”s, e nem utilize fios emendados para energizar algum equipamento, acrescentam os engenheiros eletricistas da Cermissões.

INUNDAÇÕES, TROVÕES E RAIOS

Quando houver a incidência de raios e trovões, retire das tomadas os equipamentos eletrônicos como televisão, ventilador, computador, carregadores de celular, máquinas de lavar, entre outros. No ato, sempre use um calçado que possua solado isolante.

Em caso de inundações nas residências, é necessário desligar imediatamente o disjuntor geral de proteção localizado no quadro elétrico. Para o religamento, um profissional deve ser chamado para fazer os devidos reparos e revisões nas instalações previamente.

Elimine goteiras ou vazamentos de fluidos nas instalações elétricas. Se existirem, desative/desenergize imediatamente os circuitos e tomadas afetados por umidade, por questão de segurança da instalação e das pessoas ocupantes do local.

CUIDADOS FORA DE CASA

Durante temporais, evite se abrigar em árvores, em locais molhados como piscinas, e em locais abertos, pois o risco de ser atingido por um raio é alto. Procure sempre se abrigar em construções de alvenaria e veículos.

Em caso de cabos elétricos em contato com o chão, isole o local, e não permita que pessoas se aproximem ou toquem nos cabos elétricos, pois os mesmos podem estar energizados, e ligue imediatamente para a Cermissões 0800.541.1122. A Cermissões irá deslocar uma equipe de plantão até o local para resolver a situação.

A Cermissões orienta ainda que, em caso de choque elétrico, não se deve tentar tocar na vítima que está recebendo a descarga. É preciso manter a calma, e a melhor alternativa é desligar o disjuntor de proteção ou a chave geral para interromper a corrente elétrica, e ligar imediatamente para a emergência pelo número 192.

Na Central de Operações e Distribuição - COD, a Cermissões acompanha em tempo real a previsão do tempo, para organização do trabalho das equipes de construção, e emissão de alerta para as equipes de plantão em caso de temporais.

FALE COM A CERMISSÕES

Qualquer dúvida, informação ou orientação que você precise, contate a Cermissões através dos seguintes canais:

- Ligação gratuita, disponível, 24h, para 0800.541.1122.

- WhatsApp 55.3355.3000.

- Messenger do Facebook e Instagram.

- Site www.cermissoes.com.br

- Aplicativo da Cermissões.

Cermissões, a Luz das Missões!

Vanes Davi Della Flora
Assesor de Comunicação

Data: 01/05/2024  
PARABÉNS PRESIDENTE DIAMANTINO!
Saiba mais

Data: 30/04/2024  
CONSELHEIROS REUNIRAM-SE NA CERMISSÕES
Saiba mais

Data: 26/04/2024  
SITRACOOPER ENTREGA BRINDES AOS FUNCIONÁRIOS DA CERMISSÕES
Saiba mais