Em maio, a Agência Nacional de Energia
Elétrica (Aneel), suspendeu por 90 dias o corte de energia e a cobrança de
multa e juros aos clientes das distribuidoras do Rio Grande do Sul afetadas
pelas enchentes.
As demais distribuidoras do Estado, não
afetadas pelas enchentes, onde se incluiu a Cermissões, a suspensão dos cortes
por inadimplência, foi pelo período de 30 dias.
Em razão desta determinação, os avisos de
corte dos associados e clientes inadimplentes da Cermissões, referentes ao mês
de maio, não foram entregues.
Passado o prazo de carência estipulado pela
ANEEL, desde o dia 20/6/2024, a Cermissões iniciou a entrega dos avisos de
corte referente as faturas vencidas no mês de maio, juntamente com as faturas
vencidas no mês junho.
Portanto, quem não pagou as faturas de maio,
porque não havia recebido o aviso de corte, recebeu o aviso referente à duas
faturas em atraso.
SUPENÇÃO NO FORNECIMENTO
A suspenção no fornecimento de energia, só
ocorre 15 dias após a entrega dos avisos de atraso no pagamento. Os avisos
prévios em relação ao corte de energia também são feitos na própria conta de
luz. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe
algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.
Lembrando que o pagamento com atraso, gera
multa de 2%, juros de 1%, e correção monetária.
Além do custo maior para quem paga a conta de
luz com atraso, a Cermissões, também tem um alto custo para entregar o aviso de
corte, realizar o corte quando não houver o pagamento no prazo, e depois
realizar o religamento. Quando é necessário realizar o corte da energia, são três
viagens até a residência/comércio do associado/cliente, até regularizar a
situação.
Mensalmente, são realizados em média, de 1.200
a 1.900 cortes mensais, entre os 28.396 associados/consumidores ativos da
Cooperativa.
Em caso de interrupção do serviço de luz, a
religação só acontece após o pagamento do débito. O prazo para o retorno do
serviço de luz depois do pagamento é de 24 horas para as áreas urbanas e 48
horas para as rurais.
Qualquer esclarecimento a respeito do
pagamento das faturas de energia, poder ser feito diretamente no setor
comercial da Cermissões, ou pelo WhatsApp 55.3355.3000, digitando a opção 2, e
posteriormente a opção 1 (comercial), através do 0800.541.1122, ou nos Postos
de Atendimento.
As faturas também podem ser pagas diretamente na
matriz da Cermissões em Caibaté, e nos agentes credenciados: Sicredi, Cresol,
Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas. Outra opção
é o pagamento através do PIX, utilizando o QR Code que fica na parte inferior
da fatura, próximo ao código de barras.
Para sua maior comodidade, você também pode
optar pelo débito em conta, basta realizar a autorização para esse tipo de
operação.
A Cermissões possuiu 12 leituras e mais 11 equipes que trabalham de plantão, responsáveis pela entrega dos avisos de corte e religamentos.
Cermissões, a Luz das Missões!