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ORIENTAÇÕES DA CERMISSÕES SOBRE AVISOS DE CORTE E PAGAMENTOS DAS FATURAS DE ENERGIA

Data: 28/06/2024

Em maio, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), suspendeu por 90 dias o corte de energia e a cobrança de multa e juros aos clientes das distribuidoras do Rio Grande do Sul afetadas pelas enchentes.

As demais distribuidoras do Estado, não afetadas pelas enchentes, onde se incluiu a Cermissões, a suspensão dos cortes por inadimplência, foi pelo período de 30 dias.  

Em razão desta determinação, os avisos de corte dos associados e clientes inadimplentes da Cermissões, referentes ao mês de maio, não foram entregues.

Passado o prazo de carência estipulado pela ANEEL, desde o dia 20/6/2024, a Cermissões iniciou a entrega dos avisos de corte referente as faturas vencidas no mês de maio, juntamente com as faturas vencidas no mês junho.

Portanto, quem não pagou as faturas de maio, porque não havia recebido o aviso de corte, recebeu o aviso referente à duas faturas em atraso.

 SUPENÇÃO NO FORNECIMENTO

A suspenção no fornecimento de energia, só ocorre 15 dias após a entrega dos avisos de atraso no pagamento. Os avisos prévios em relação ao corte de energia também são feitos na própria conta de luz. Por isso, é recomendado ler a conta com atenção para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia.

Lembrando que o pagamento com atraso, gera multa de 2%, juros de 1%, e correção monetária.

Além do custo maior para quem paga a conta de luz com atraso, a Cermissões, também tem um alto custo para entregar o aviso de corte, realizar o corte quando não houver o pagamento no prazo, e depois realizar o religamento. Quando é necessário realizar o corte da energia, são três viagens até a residência/comércio do associado/cliente, até regularizar a situação.

Mensalmente, são realizados em média, de 1.200 a 1.900 cortes mensais, entre os 28.396 associados/consumidores ativos da Cooperativa.

Em caso de interrupção do serviço de luz, a religação só acontece após o pagamento do débito. O prazo para o retorno do serviço de luz depois do pagamento é de 24 horas para as áreas urbanas e 48 horas para as rurais.

Qualquer esclarecimento a respeito do pagamento das faturas de energia, poder ser feito diretamente no setor comercial da Cermissões, ou pelo WhatsApp 55.3355.3000, digitando a opção 2, e posteriormente a opção 1 (comercial), através do 0800.541.1122, ou nos Postos de Atendimento.

As faturas também podem ser pagas diretamente na matriz da Cermissões em Caibaté, e nos agentes credenciados: Sicredi, Cresol, Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas. Outra opção é o pagamento através do PIX, utilizando o QR Code que fica na parte inferior da fatura, próximo ao código de barras.

Para sua maior comodidade, você também pode optar pelo débito em conta, basta realizar a autorização para esse tipo de operação. 

A Cermissões possuiu 12 leituras e mais 11 equipes que trabalham de plantão, responsáveis pela entrega dos avisos de corte e religamentos.

Cermissões, a Luz das Missões!